quinta-feira, 30 de julho de 2009

Desligue o PC e vai ler - Parte 2

Há meia hora terminei de ler mais um livro.
Eu já tinha decidido falar sobre um outro aqui hoje, mas ao término de "Sua resposta vale um bilhão" achei melhor adiantar e recomendar logo este livro indiano que teve sua adaptação para as telas premiada com o Oscar de melhor filme e diretor, entre outras categorias (8 estatuetas no total).
O filme é dirigido por Danny Boyle, um inglês responsável por outra adaptação de um dos melhores livros que eu já li: "Trainspotting" (falarei dele mais pra frente) e isso fez com que eu fizesse algo que normalmente não faço: ver um filme antes de ler o livro que o originou.
Gostei bastante do filme, mas não chega nem aos pés do livro. Não sei por qual motivo, mas o roteiro foi bem modificado comparado ao seu inspirador. Talvez tenha sido uma exigência da produtora, ou apenas uma vontade do diretor (Boyle perdeu pontos comigo, rs). Enfim, se você já viu este filme, leia o livro também e terá grandes surpresas.

A história gira em torno de Ram Mohammad Thomas que está preso após ganhar um prêmio de 1 bilhão de rúpias em um programa de perguntas e respostas na TV.
O motivo da prisão é de que não é possível um mero garçom de apenas 18 anos, que nem fez o primário, saiba respostas para perguntas como quem inventou o revólver ou qual o menor planeta do sistema solar, por exemplo.
Uma advogada surge disposta a ouvir versão de Ram para poder de alguma forma defende-lo. Nem ela acredita muito nele.
Ram começa a contar coisas sobre sua vida e pergunta a pergunta vai mostrando como sabia as repostas. Uma história envolvente muito bem escrita por Vikas Swarup.

"Sua resposta vale um bilhão"
Vikas Swarup
Ed. Cia das Letras
R$ 37,00 (em média)

4 comentários:

  1. Já ouvi muito falar desse livro. O filme foi uma surpresa no Oscar desse ano.

    Acho que está na hora de desligar o o meu pc e ler um livro també. rsrs

    ResponderExcluir
  2. TO INDO... to indo....:D ja falei te amo hj? não? tabom to indo ler o livro...promete que se eu ler fico assim tipo vc?

    ResponderExcluir
  3. Opa...gostei...este vai para a minha lista de leitura... =)
    E é incrível como uma adaptação de um livro para filme nunca sai satisfatória... chega a ser frustrante =/
    beijoos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Fábio!!!
    Pô gostei do blog, altas dicas. No momento estou terminando de ler um livro do Sidney Sheldon (Um estranho no espelho) meia boca, os personagens principais são muito pervertidos rsrs, ei o livro Reverso da Medalha é bom??
    Beijos
    Isis

    ResponderExcluir